1- Altere ou troque a letra das partições do HD ou CD-Rom
Siga para:
Iniciar>Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador
Ache na coluna da esquerda Gerenciamento de Disco.
Na coluna da direita, clique com o botão direito do mouse sobre onde você quer alterar e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho.
2- Troque a localização da pasta Meus Documentos
Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos e escolha Propriedades.
Em seguida clique em Mover, escolha o local para onde você quer mover a pasta Meus Documentos e então clique ok duas vezes.
Caso reverter esse processo, vá em Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos, escolha Propriedades e clique em Restaurar Padrão.
3- Como configurar o teclado
Iniciar>Painel de Controle> Opções Regionais e de idioma> Idiomas> Detalhes> Adicionar.
Se você usa o teclado ABNT2, escolha Português (Brazil) e Português (Brasil - ABNT2). Clique Ok.
Se seu teclado é o americano padrão, escolha Inglês (Estados Unidos) e Inglês (Estados Unidos - Internacional).
4- Backup do Outlook Express
O Backup das mensagens do Outlook Express é feita por padrão num lugar de difícil acesso, mas você tem a possibilidade de armazenar suas mensagens do Outlook Express num local de sua preferência, como por exemplo na pasta /Meus Documentos/Outlook Express
Ao fazer o backup da pasta Meus Documentos, automaticamente você já estará fazendo o backup de seus emails.
Para definir onde armazenar suas mensagens abra o Outlook Express, clique em Ferramentas>Opções>Manutenção. Em seguida escolha a opção Pasta de armazenamento. Na janela que se abrir você verá o local atual onde as mensagens estão armazenadas.
Clique em Alterar e escolha um novo local. Todas as suas mensagens, tanto as novas que chegarem como as que já existem, serão transferidas para o novo local de armazenamento escolhido.
Obs: Caso precise restaurar o backup, copie de volta todos os arquivos *.dbx para o mesmo local de armazenamento que estiver configurado no Outlook.
5- Mais ordem com menos cliques
Para programas que você usa com mais freqüência o Windows XP tem uma boa opção, é só clicar com o botão direito no programa e mandar fixá-lo no Menu Iniciar.
Isso faz com que fiquem mais organizados e dá uma maior limpeza para o Desktop.
6- Veja o número do seu IP e que portas estão abertas
Iniciar>Acessórios>Prompt de comando> digite ipconfig /all
Para ver quais portas estão abertas, digite netstat -a
7- De boot, desligue e ative o screensaver direto do Desktop
É um saco ter que ir até o iniciar para poder desligar o micro ou dar um reboot, mas para isso tem uma solução, o programinha Wizmo fará isso para você sem precisar de muito trabalho, além disso ele tem muitas outras funções que facilitam a nossa vida.
Veja as funções que ele realiza:
Wizmo standby: Coloca o Windows no modo Standby (em espera)
Wizmo hibernate: Coloca o PC no modo de hibernação
Wizmo logoff: Coloca o usuário corrente em logoff
Wizmo exit: Desliga o computador
Wizmo reboot: Reinicia o computador
Wizmo volume=50: Define o volume do som no Windows de 0 a 100
Wizmo mute=0: Desativa o som do sistema
Wizmo mute=1: Ativa o som do sistema
Wizmo play=som.wav: toca o som .wav que você quiser
Wizmo wav=x: Determina o volume do som .wav - de 0 a 100 – o x corresponde a altura do volume que você desejar.
Wizmo graviton: Ativa o screen saver Wizmo – é um screensaver dele mesmo, muito legal.
Depois do programa baixado, siga esses passos para habilitar as funções acima:
O primeiro passo é colocá-lo na pasta C:windowssystem, depois coloque um atalho dele no Desktop.
Feito isso clique nele com o botão direito do mouse e escolha propriedades na janela que se abrir, onde estiver escrito Destino, coloque o comando que você quiser e que estão disponibilizados acima.
8- Inicie o Windows Explorer no C:
Para fazer com que o Explorer abra no drive C: basta seguir os passos:
1 - Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows Explorer e em Propriedades.
2 – Preencha assim o campo Objeto:
C:WINDOWSEXPLORER.EXE /n,/e,c:
E boa viagem!!!
9- Ponha o ícone da Área de Transferência no Desktop
Se você usa muito a área de transferência, gosta de ver seu conteúdo, capturar telas, e está sentindo falta do ícone, ele está na pasta Windowssystem32 o nome dele é Clipbrd, é só colocá-lo como um atalho no desktop e pronto.
Esqueceu sua senha de usuário?
Quando aparecer a tela Bem-Vindo depois do boot, pressione CTRL-ALT-DEL duas vezes seguidas e entre com a senha de Administrador.
Você poderá trocar a senha de usuário no Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador.
Se seu Windows for o Home Edition, para iniciar como administrador execute o Windows no modo de segurança.
10- Deixe seu Desktop Animado !!!
É uma dica boba, mais não deixa de ser uma dica.
Ative o Active Desktop.
Depois é só você colocar o seu gif animado, ou sei lá o que - tem que estar no formato HTML - na pasta C:WINDOWSWEBWallpaper e posteriormente selecioná-lo nas Propriedades de Vídeo.
11- Tirando proveito do teclado
Ai vão algumas das funções que você poderá executar:
Windows: Mostra o Menu Iniciar
Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows + E: Abre o Windows Explorer
Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivos
Windows + R: Mostra a janela Executar
Windows + L: Tranca a tela
Windows + U: Abre o Gerenciador de Utilitários
Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede)
Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas)
Windows + F1: Para Ajuda e Suporte
Windows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema
12- Ative permissões na versão Home do Windows XP
Iniciar>Executar> digite regedit
Veja qual a pasta que você quer aplicar permissões.
Crie um nome para o compartilhamento. Clique em Avançar. Agora você já pode personalizar as permissões.
13- Renomeando vários arquivos de uma só vez
Você pode renomear muitos arquivos de uma vez.
Selecione os arquivos que deseja renomear clicando no primeiro e com a tecla shift pressionada aperte a tecla de seta para baixo, feito isso, clique com o botão direito do mouse em um deles para renomear.
Todos os outros arquivos serão renomeados automaticamente com o mesmo nome, e numerados em sequência.
14- Particionando, formatando e criando partições
Como o fdisk não está mais presente nesta nova versão do Windows, ele foi substituído por um outro que torna a tarefa de particionar, formatar, criar e alterar a letra de um disco muito mais fácil, ele pode ser acessado através do Painel de Controle>Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador>Gerenciamento de Disco, entre e fique a vontade!!!
15- PC mudo já era
Se você estiver a fim que seu computador comece a falar como um papagaio, existe um programa que se chama Falador – 3.8Mb – que substitui o Narrator, do Windows, a característica dele é falar tudo o que for digitado em sua janela ou na área de transferência.
16- Ative a tecla Num Lock ON no boot
Essa tecla é desativada por default no Windows Xp por ele ser um Sistema Operacional de múltiplos usuários, mas tem um jeito de modificar isso no registro.
Iniciar>Executar> digite regedit
Encontre a chave abaixo:
HKEY_USERS>Default>ControlPanel>Keyboard
Troque o valor de InitialKeyboardIndicator de 0 para 2.
Se na sua senha de login tiver números, essa dica vai quebrar um galhão.
17- Executando um programa como Administrador, sem precisar dar logoff
Existe uma maneira de executar um programa com privilégios de administrador, mesmo logado como usuário comum.
Clique com o botão direito do mouse no ícone do programa, selecione Executar como... e entre com o nome e a senha de Administrador.
A mesma prática pode ser usada para executar programas de outros usuários, sem precisar trocar logon, sendo que a senha seja conhecida.
18- Lixeira, Trash ou Pokemon?
Vai depender do seu gosto trocar o nome da tão popular Lixeira, se quiser, cole esse texto abaixo num editor de textos e salve-o no desktop como lixeira.reg .
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CLASSES_ROOTCLSID{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}ShellFolder]
"Attributes"=hex:50,01,00,20
"CallForAttributes"=dword:00000000
De dois cliques nele. O Windows vai perguntar se você deseja acionar a chave para o registro. Responda sim. Agora clique na Lixeira com o botão direito do mouse e você encontrará a opção para renomeá-la.
19- Como pesquisar mais de uma extensão
Você pode pesquisar mais de uma extensão de arquivo ao mesmo tempo se necessitar.
Em Pesquisar, separe as extensões com um ponto e vírgula.
20 - Seus dados na tela do sistema
O Windows tem uma opçào para que os fabricantes de micros incluam no sistema seu logotipo e informações de suporte, mas nada impede que você possa colocar a sua foto ou seus dados.
Seus dados ou sua foto aparecerá na tela Propriedades de Sistema, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador>Propriedades.
Para fazer isso é fácil, no Windows XP, escolha um bitmap e renomeie-o como Oemlogo.bmp.
Essa imagem deve ter, mais ou menos, o tamanho de 210 por 130 pixels.
Além disso, crie no Bloco de Notas um arquivo INI com o seguinte conteúdo:
[General]
Manufacturer=<>
Model=<>
[Support Information]
First Line=<>
Second Line=<>
Third Line=<>
A mensagem pode continuar com as entradas Fourth Line, Fifth Line etc.
Salve esse arquivo texto com o nome Oeminfo.ini.
Transfira os dois arquivos - Oemlogo.bmp e Oeminfo.ini - para o diretório c:windowssystem32.
O resultado aparecerá na tela Propriedades de Sistema.
A figura e os dados da seção “General” aparecem na tela.
Os outros itens são vistos com um clique no botão Informações.
Bom por enquanto é só, boa navegação com o seu Windows XP.
Marcondes Trajano
Nenhum comentário:
Postar um comentário